O colesterol alto é freqüentemente pensado como uma condição da qual só os idosos sofrem. Se isso é o que você pensa, está errado.
Com o advento de várias gastronomias hoje em dia, os hábitos alimentares das pessoas mudaram drasticamente e a incidência de várias doenças está aumentando, com a doença se espalhando para grupos etários mais jovens.
O colesterol alto é um dos males que vem atingindo cada vez mais pessoas no mundo. A principal causa do colesterol alto é ter uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos com gordura.
A detecção do colesterol alto só pode ser realizada mediante um exame de sangue. Entretanto, o excesso de colesterol pode causar um depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como:
Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;
Inchaço do abdômen sem razão aparente;
Aumento da sensibilidade na região da barriga.
O xantelasma forma-se e na pele e é caracterizado pelo surgimento de carocinhos de vários tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas.
Eles aparecem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos, como mostra a imagem:
Como os níveis de colesterol têm que estar muito altos para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está com colesterol alto, o que facilita a sua progressão.
A melhor forma de reduzir o colesterol alto e evitar o uso de remédios é fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável, pobre em gorduras e com bastantes frutas e legumes.
Nos casos mais complicados em que o colesterol não diminua, o médico pode receitar alguns medicamentos para ajudar no processo.
Desejo-lhe um corpo saudável!