Infelizmente, levar uma espécie à extinção parece ser um trabalho mais fácil do que salvá-la da extinção. Os animais devem ser protegidos a todo custo, e isso às vezes muda drasticamente a maneira como eles vivem.
Embora possa parecer bobagem, para eles, interagir em cativeiro não é a mesma coisa. Eles têm hábitos ancestrais e instintivos que, se não forem seguidos, os frustram.
Uma espécie que passou por tudo isso é o rinoceronte Sumatran. Com apenas 80 de suas espécies restantes hoje, eles foram levados desde 2004 para santuários onde são protegidos.
Um deles é o rinoceronte chamado Rosa. Ela foi capturada na natureza e, desde seu cativeiro, teve encontros que vão além da amizade com o macho Andatu.
Desde então, ela teve cerca de 8 gestações, mas nenhuma tinha tido sucesso, até esta última. Acontece que ela teve uma última gravidez e a equipe veterinária fez tudo o que pôde para cuidar dela e de seu bebê.
Os esforços valeram a pena, pois no dia 24 de março ela deu à luz uma mulher muito saudável. A equipe de conservação do rinoceronte, Save the Rhino International, anunciou a boa notícia no Facebook, acompanhada de fotos adoráveis da relação mãe-filha.
Isto não é apenas uma conquista para a Rosa, que finalmente tem um bebê para cuidar.
Mas também para toda a sua espécie ameaçada de extinção. Desde que foi colocada em cativeiro em 2004, a filha de Rosa tornou-se a única seita rinoceronte a nascer sob estas condições. Muito poucos bezerros em 18 anos.
"Alerta de notícias excitantes. Um rinoceronte Sumatran nasceu no Santuário Sumatran Rhino, no Parque Nacional de Way Kambas, na Indonésia, e não poderíamos estar mais felizes. Com menos de 80 exemplares restantes, este adorável rinoceronte oferece um vislumbre de esperança para o futuro da espécie. Parabéns ao Governo da Indonésia, à YABI, à Fundação Internacional Rhino e a todos os parceiros da Sumatran Rhino Rescue.
E, é claro, às muitas organizações e membros do público que continuam a apoiar os esforços para salvar os rinocerontes Sumatran", disse Save the Rhino International no Facebook.
Até agora, o bezerro é anônimo e está sendo mantido sob observação constante. Além do relacionamento que tem com sua mãe, para que ela cresça saudável.
Esta espécie tem sido perseguida principalmente pela extração de seu chifre, que há anos vem diminuindo sua população. Esperemos que este rinoceronte bebê cresça e continue a nascer desta espécie de rinoceronte. Para que eles consigam sair do perigo e continuar a surpreender o mundo com sua beleza e majestade.
Compartilhe esta grande notícia sobre os rinocerontes Sumatran com seus amigos e familiares. Para que as pessoas vejam a importância de um nascimento quando restam tão poucos de sua espécie, e para ajudar de todas as maneiras que puderem.