Recentemente, um assunto relacionado à saúde feminina gerou discussão na web após vídeos na plataforma TikTok mostrarem algo curioso.
Em diversos posts, mulheres comentaram sobre uma descoloração que aparece no fundo de calcinhas após muito tempo de uso – e, apesar de algumas pessoas enxergarem isso como um problema, há uma explicação perfeitamente natural para isso.
Calcinha tingida por corrimento indica doença?
Apesar de o corrimento ser algo normal do aparelho reprodutor feminino, o assunto ainda é um grande tabu e está frequentemente cercado por desinformação.
Recentemente, por exemplo, vídeos publicados no TikTok insinuam que ter manchas na calcinha devido ao contato com esta secreção indicaria problemas de saúde ou má higiene – mas esta hipótese não poderia ter passado mais longe da real explicação para o fenômeno.
A menos que passe a ter cor ou odor diferentes do habitual, o corrimento vaginal não é um problema, muito menos as manchas na calcinha causadas por ele. Assim como apontaram algumas pessoas na rede social, a ginecologista e obstetra Cynthian Van Tol Duarte explica que este fenômeno nada mais é do que uma reação do tecido à secreção que, para proteger a vagina, tem uma composição com propriedades bem curiosas.
"Isso acontece porque a vagina tem lactobacilos, bactérias que fazem parte da flora vaginal. Estas bactérias produzem ácido lático, que faz o pH da vagina ficar mais ácido, protegendo-a de doenças. Quando essa secreção fisiológica entra em contato com o tecido da calcinha, dependendo da quantidade e do tempo de exposição, pode causar a descoloração", explica a especialista, ressaltando que nada disso indica doenças.
É preciso lembrar, porém, que da mesma forma que é natural ter tanto o corrimento quanto a descoloração, não observar estas manchas ou a secreção também não deve gerar preocupação. "Se isso não ocorre, pode ser só porque a quantidade de secreção não foi suficiente para entrar em contato com a calcinha", conclui a médica.
A partir disto, podemos dizer que você não deve usar a cor de sua roupa íntima sozinho como um juiz de se você tem ou não uma doença, mas de acordo com o que o médico diz, se a alta começar a ter uma cor ou cheiro diferente do habitual, então você precisa estar alerta e ir ao hospital imediatamente para um check-up.
Espero que este artigo esclareça qualquer dúvida em sua mente.