É bem conhecido que possuir um gato pode trazer ao ser humano uma sensação de bem-estar mental, satisfação, etc. Entretanto, os gatos também podem trazer benefícios para a vida de um ser humano.
O principal benefício no contato humano com gatos é que ter a companhia de um gato é benéfico no combate a doenças relacionadas ao estresse, depressão e síndromes de ansiedade.
A explicar os mecanismos subjacentes a esta relação benéfica é diretamente Professor Andrea Macchi – Diretor do Centro do Coração e dos Istituti di Ricovero e Cura Gruppo Iseni Sanità di Lonate Pozzolo: "O contato com pêlo de gato produz oxitocina, o hormônio felicidade. Ao contrário do cão, a dificuldade do gato para confiar e contar com o ser humano estimula nesse último o auto-controle e um esforço mais prolongado para se relacionar com o filhote.
"
"O contato com o pelo do gato também é agradável e relaxante, tem um efeito positivo sobre a pressão sanguínea e sobre os batimentos cardíacos. Ronronar é uma resposta imediata da atenção dada ao animal e relaxam naturalmente também o paciente, que tem enormes benefícios a nível cardiovascular, prolongando e melhorando a vida humana".
Os resultados do estudo feito, portanto, levaram a uma iniciativa semelhante àquela feita com os cães: foram feitas parcerias com abrigos locais, convidando os pacientes com doença cardiovascular a adotarem um gato. Serão os cardiologistas do centro a explicarem os benefícios aos pacientes, de maneira científica detalhada.
Uma solução que satisfaz dois objetivos: "primeiro, é claro, prolonga a vida do doente e depois, dá uma casa para gatos abandonados, que terão agora uma família", diz Andrea Macchi, que, para dar um bom exemplo, imediatamente recebeu um gato em casa.
É desnecessário dizer que você não precisa ter um gato se não tiver problemas cardíacos. Os animais são os mais sinceros dos animais, você o trata bem e ele lhe retribuirá o favor da mesma forma, dando-lhe o amor que é somente seu e ainda mais.????