Uma mulher de 53 anos foi baleada, em , na Baixada Fluminense, nessa segunda-feira (3). A dona de casa Zilma Damiana dos Santos Dias foi alvejada no portão da residência onde mora e está internada no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em .
A família afirma que havia uma ação policial no bairro de São Mateus, nas imediações da casa da vítima, e acusam os PMs de disparo.
O caso aconteceu por volta das 15h, na Rua Manoel Gama.
Segundo familiares, apenas dois policiais militares faziam uma ação na rua quando tiros foram disparados. De acordo com testemunhas, Zilma estava no portão de casa para pagar uma conta quando foi atingida. Fotos mostram projéteis de fuzil.
Zilma foi baleada por um único tiro nas costas que atravessou e saiu pela barriga. De acordo com testemunhas, foram os próprios PMs que socorreram a vítima. Zilma foi levada para uma UPA do bairro Jardim Íris.
No entanto, pela gravidade do caso, ela foi levada para o Adão Pereira Nunes.
A mulher passou por uma cirurgia e a direção da unidade de saúde avalia fazer uma segunda operação. Mãe de três filhos, Zilma pretendia comemorar o aniversário da filha nesta terça (4).
A sobrinha da vítima, Patrícia dos Santos Dias, conta que a família soube do caso por uma ligação telefônica e acusa os militares pelo disparo.
"Meu pai me ligou dizendo que a minha tia havia recebido um tiro de fuzil, nas costas e saiu na barriga. A polícia mesmo levou ela para o Jardim Íris e de lá ela foi transferida aqui para o Adão Pereira Nunes", contou Patrícia, que completou:
"Não tinha confronto. Foram os policiais que atiraram. Se acontecer alguma coisa com a minha tia, ela vai deixar uma filha de 20 anos que faz aniversário hoje.
Hoje a menina faz aniversário. Ela tem uma filha de 17 e outro filho de 18 anos. O meu tio, marido dela está desesperado", contou.
Em nota, a afirmou que uma equipe da corporação estava retirando barricadas na região do Éden. Ainda de acordo com a PM, os militares disseram que depois da ação foram atacados por bandidos armados que passaram atirando. Mais tarde, PMs foram informados que uma moradora havia sido atingida.
A vítima foi socorrida pelos militares até a UPA do Jardim Íris e depois transferida para o Hospital Adão Pereira Nunes. A ocorrência foi encaminhada para a 64ª DP (São João de Meriti). Procurada, a ainda não comentou o caso