Nesta terça-feira, dia 22, o Jornal de Valinhos recebeu uma reclamação da seguidora Elizangela Barbosa sobre um envenenamento de seus cinco gatos, no bairro Jardim Nova Espírito Santo. O caso ocorreu no último domingo, dia 20.
Um dos gatos envenenados
A seguidora conta que uma substância foi colocada no muro de sua casa e seus animais ao comerem, espumaram pela boca e morreram.
"Um gato apareceu morto na calçada, achamos que era atropelamento, mas quando chegamos lá, meu marido viu que ela estava espumando pela boca. Ai já soubemos que era envenenamento (…) isso abalou minha família, pois cuidávamos como filhos, estamos sofrendo muito", desabafou a seguidora emocionada.
Elizangela informou que realizou um B.O. (Boletim de Ocorrência) e a substância, juntamente com um dos gatos, foram enviados para análise, para determinar a causa da morte e qual é a matéria ingerida pelos animais.
De acordo com ela, a pré análise foi feita nesta quarta-feira, dia 23, e na barriga do gato foi encontrado chumbinho. O material tem venda proibida e é frequentemente usado como veneno para matar ratos.
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime no Brasil, de acordo com o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9605), de 1998.
A pena é detenção de três meses a um ano, aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.