Estudos descobriram que dormir com um ventilador ligado tem seus benefícios, mas também pode causar sérios danos ao corpo.
As reações mais comuns são:
Secura da boca e das vias aéreas - A desidratação e a secura da boca e das vias aéreas ocorrem durante a evaporação do suor e da água do corpo.
Se isso acontecer em uma área seca, cuidado extra deve ser tomado, pois os sintomas podem ser mais graves. É por isso que é melhor manter um copo de água ao lado da cama para que você possa se manter hidratado o tempo todo.
Sistema imunológico enfraquecido - O vento na cavidade torácica e nas passagens nasais nos torna mais suscetíveis a vírus que podem causar doenças e bactérias porque nosso corpo não tem forças para combatê-los devido a um sistema de defesa enfraquecido. Isso pode causar sintomas como dor de garganta.
Exacerba suas alergias e problemas respiratórios - Se você tiver algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, o vento do ventilador pode acelerar a circulação de partículas causadoras de alergias e desencadear alergias. As pessoas com problemas respiratórios são mais propensas a se machucar porque vão diretamente para as vias aéreas.
Ele resseca o nariz, perde a sensibilidade para filtrar a poeira que entra e, além de desconfortável, o ressecamento pode causar dor ao respirar. Isso pode causar secura nas vias aéreas e na pele.
Dor de garganta - Isso ocorre porque respirar pela boca em um clima muito seco pode secar a garganta. Portanto, o risco de dor de garganta é maior quando uma pessoa tem congestão nasal ou congestão nasal crônica.
Dispersores de Pó - Quando você liga o ventilador, toda a poeira e sujeira do ambiente são levadas pelo vento.
Apesar de algumas reações, o uso do ventilador traz vantagens.
O uso evita que o quarto possa ficar abafado e para quem vive em regiões de climas quentes, o calor pode afetar o sistema nervoso central fazendo as pessoas sentir mais cansaço, podendo assim como causar pressão alta.
Dessa forma, a circulação de ar extra dos ventiladores ajuda a regular a pressão sanguínea, evitando sintomas incômodos.
- Durma de janela aberta.
- Coloque uma toalha molhada ou um balde com água perto da cama e não posicione o ventilador na sua direção.
- Utilizar um pano úmido no chão e em superfícies próximas ao local de dormir, como móveis, para evitar a disseminação de poeiras e sujeiras.