A influencer Rafa Kalimann usou as redes sociais para rebater as críticas que recebeu no dia 24,após postar um "resumo" no Twitter explicando o conflito entre Rússia e Ucrânia. Os internautas ficaram revoltados pela imprecisão das informações da influencer e como ela relatou o conflito, que vários especialistas têm se desdobrado para explicar com clareza.
Nos Stories, a influencer negou ter emitido sua opinião sobre o assunto.
"Ao contrário do que muitas pessoas afirmaram, ou chegaram a afirmar, eu não emiti uma opinião. Eu apenas compilei algumas informações que eu li em vários veículos de comunicação hoje pela manhã e decidi compartilhar com aqueles que, assim como eu, também estão assustados e também não entendem exatamente o que está se passando", começou Rafa.
Além disso, a ex-BBB explicitou que não afirmava ser uma especialista no assunto.
"Foi por isso inclusive que, no começo do texto, lá no comecinho, primeira coisa que eu falei, foi para que as pessoas pesquisassem sobre, que as pessoas fossem entender de fato do que se trata. A gente está falando de uma guerra, de algo que é muito grave, num momento que já é muito conturbado", continuou.
Rafa se mostrou irritada com a repercussão que seus tuítes ganharam. "O que mais me surpreende nessa história é que no meio de tanta coisa ruim, de tanta atrocidade acontecendo, com o governo do nosso país do jeito que está, com tantas pessoas fazendo mal uma para as outras, as pessoas estão mais preocupadas com a minha 'autoridade', ou a falta de, sobre determinado tema que eu, como cidadã, me senti compelida a compartilhar", disse.
'Vão catar coquinho'
A influencer admitiu que pode ter errado algumas informações, mas defendeu que não é a única a fazer isso. "Havia imprecisão nas minhas palavras? É possível que sim, assim como tem imprecisão todos os dias em vários veículos de comunicação, com diferentes opiniões, diferentes especialistas. Na internet, o tempo todo. Eu não sou expert em geopolítica, nunca pretendi me colocar nesse lugar", argumentou.
"Na real? Na realzona mesmo? A gente fala uma coisa em Minas que cabe muito bem agora: vão catar coquinho. Vão cuidar da vida de vocês. Ou melhor, usem de toda essa energia para gente mandar e emanar para todas essas pessoas de lá, que estão precisando muito da gente agora, principalmente da nossa oração. Eu acho que a gente tem muita coisa para se preocupar de fato, do que com coisas tão pequenas como essa na internet", finalizou Kalimann.
Entenda
Em meio aos conflitos protagonizados por Rússia e Ucrânia, muitos especialistas em geopolítica têm se esforçado para tentar explicar os últimos acontecimentos em uma linguagem acessível. Mas uma thread com esse intuito, em especial, chamou a atenção dos internautas nesta quinta-feira (24) por ter partido de Rafa Kalimann.
Em uma sequência de cinco tuítes, a influenciadora – que soma mais de 3 milhões de seguidores da rede social – publicou o que ela chama de "um resumo pessoal" sobre os eventos históricos que levaram à invasão da Ucrânia.
De imediato, muita gente questionou a boa vontade de Rafa por ela não ser a pessoa com mais propriedade para explicar o assunto.